sábado, 1 de novembro de 2008

Tensão Pré-Mestrual


Ela atinge aproximadamente 80% das mulheres. Também conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais desconfortáveis, que afetam a mulher. Causadora, muitas vezes, de inchaço, gula descontrolada, irritação, distúrbios do sono, choro, depressão, entre outros, pode atrapalhar bastante a rotina 15 dias antes da menstruação. Se fosse nunca passou por isso, pode comemorar, embora não tenha ganhado na mega sena, sinta-se uma felizarda e tanto. Por outro lado, caso faça parte deste time saiba que a alimentação é uma forte aliada na prevenção e combate dos indesejáveis sintomas. Mas antes de tudo, o ideal é procurar um médico. Sensível, triste, me sentindo a mulher mais gorda e feia do mundo, a TPM me deixa assim tão nada. Qualquer palavra dita em voz um pouco mais elevada me faz chorar ou fazer beicinho de tristeza. É que nesse período, na maioria das vezes, fico mais sensível e chorona. Em outras a irritação fala mais alto. Paciência é tudo que me falta. Não tolero atos que antes passariam despercebidos. Pois é, cada mulher reage de uma forma. Eu oscilo entre esses dois temperamentos, que não só me agride, mas também aos outros. Mesmo depois de tanto tempo sofrendo com isso é impossível qualquer adaptação.

3 comentários:

Nathália von Arcosy disse...

rsrs

Flores envenenadas também é cultura:)

Nem fale de TPM... cada mês reajo de uma forma. Certas vezes fico assim "tão nada" também... Outras me sinto tão monstruosa que parece que não tenho o direito nem de me olhar. Às vezes fico agitada demais e até ousada. Vai entender... Já não bastavam nossas complicações naturais.


Beijo!

Vanessa disse...

Ah, mas eu descobri a cura. Pergunte-me como. Trata-se apenas de um desequilíbrio químico que se resolve com um suplemento vitaminico. Eu não estou brincando! :-) Faz dois meses que me sinto caminhando nas nuvens. Acabou a tpm.

bj

Tássia Pellegrini (Tanna) disse...

TPM, menstruação e coisas relacionadas são, definitivamente, coisas do demônio! hahahahaha brincadeira.

Mas eu sofro disso até demais. Pergunto-me o que fiz para merecer tanto.